Slider

Livros

Filmes

Promoções

Novidades

Séries

Games

» » » » » Getúlio (Brasil, 2013)


Focado em um período conturbado da nossa história, o longa reproduz os acontecimentos que precederam o ato final do presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos).
Baseado em fatos reais, a narrativa começa com o atentado ao jornalista de oposição Carlos Lacerda (Alexandre Borges), e a morte do Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda.
Logo após o presidente da república é acusado de ser o mandante do crime e pressionado pela oposição para renunciar ao mandato.
A situação se complica ainda mais quando as investigações do atentando avançam e o Anjo Negro, o tenente Gregório Fortunato (Thiago Justino) chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado.
Getúlio então conta com o apoio de fiéis colaboradores para tentar se manter no poder e provar que é inocente destas acusações.


Mostrando principalmente o lado humano de Getúlio e não o eximindo de suas culpas, o drama fala sobre questões que conhecemos bem e fazem parte da história do nosso país há muito tempo: deslealdade, corrupção e interesses políticos.
Nos bastidores do poder entre personagens históricos como Tancredo Neves (Michel Bercovitch), o vice-presidente Café Filho (Jackson Antunes), Lutero Vargas (Marcelo Medici), uma figura importante se destaca: Alzira Vargas. 
A filha de Getúlio é sua assessora fiel, o apóia sempre e mantém uma relação de respeito e cumplicidade com o pai.


Com a maioria das cenas filmadas em primeiro plano e plano fechado, a direção de João Jardim transmite com precisão para o espectador a sensação de incômodo e angústia dos dias finais de um dos presidentes mais populares do país.
As atuações e a escolha do elenco foi impecável. Tony Ramos e Drica Moraes são o grande destaque e parte fundamental do sucesso do filme.
Os cenários, os figurinos e a trilha sonora chamam a atenção pela qualidade e pela reprodução fiel da época.
E mesmo que o longa conte a História destes 19 dias finais do governo de Getúlio, em momento algum ele é didático demais. 
Portanto, cumpre o que promete e emociona com a riqueza de detalhes. 


Nota: 4/5.

Enjoy! See you soon!

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

9 comentários:

  1. Oi Eve!
    Adorei a crítica!
    E apesar de não gostar de filmes nacionais, eu realmente estou louca para ver esse. Tony Ramos ficou impecavel como Getulio, e é uma baordagem bem diferente em relação aos outros filmes de carater mais biográfico que são produzidos no Brasil. Geralmente eles tentam abordar toda uma vida, mas este foi bem específico, o que torna a história mais atrativa.

    Beijos,
    Nina
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelyne!

    A história de Getúlio é mesmo uma das mais marcantes do nosso país. Já vi algumas miniséries que retratavam a época e mencionavam o presidente, mas não diretamente ele. Gostei muito da premissa e gosto muito do Tony como ator. O figurino parece mesmo impecável e fiquei bem curiosa para conferir.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com bastante vontade de assistir! Gosto muito do trabalho do Tony Ramos, que bom que ele está bem no filme, e melhor ainda que o filme ensina sem ser didático demais! Getúlio me intriga e quero muito ver o filme.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ainda estar me adaptando ao cinema nacional, acho que esse filme pode ser uma boa pedida. Gostei da crítica. Não sei se consigo assistir por agora por causa da minha semana corrida ,cheia de trabalhos e provas, mas assim que der irei ver com certeza.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Evelyne, tudo bem?
    Escolheram um dos maiores atores nacionais que temos, Tony Ramos para o papel perfeito. Quando mencionaram o nome dele, eu tive certeza da qualidade do filme. Ele simplesmente arrasa. Quero ver o filme só por causa dele.
    Além disso, eu adoro história e a nossa é cheia de mistérios, conspirações.
    Adorei sua critica.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Evelyne,

    Assim que vi o trailer do filme, pensei em assisti-lo, mas estava esperando alguma opinião, pelo que percebi é um filme mais próxima de drama.
    Mas de qualquer forma eu pretendo assisti, mesmo não assistindo a maioria dos filmes nacionais, assim que vi esse imaginei que ele me surpreenderia.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Oi Evely!
    Eu quero muito assistir! Amei sua critica! Dentre todos os presidentes do Brasil, o que mais me chama atenção desde a época de escolha é ele! Um filme que vou assistir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Evelyne,

    Eu ainda não assisti esse filme, mas muitos amigos estão querendo ou quando assistiram disseram que é muito bom.
    Pretendo conferir assim que der.
    Adorei a sua resenha sobre o filme.

    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!
    Filmes nacionais estão cada vez melhores, estou com uma paixão por filmes pernambucanos (A febre do rato, Tatuagem, entraram pra minha lista de favoritos)! Quero assistir Getúlio ainda nessas férias, muitas pessoas já me falaram da atuação do Tony Ramos. Interessante este foco em primeiro plano e planos close-up, gosto muito quando o diretor utiliza linguagem audiovisual para transmitir sensações.
    Abração, Ju.
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir

Faça a alegria da blogueira que vos escreve: deixe um comentário sobre o post!!!