Slider

Livros

Filmes

Promoções

Novidades

Séries

Games

» » » » » Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância (Birdman, EUA, 2014)

Quando eu assisti pela primeira vez o trailer de Birdman, achei que o filme era basicamente uma comédia com um elenco incrível.
E felizmente tive uma grata surpresa.
O personagem principal é Riggan Thomson (Michael Keaton) que na década de 90 ficou famoso por interpretar Birdman, um super-herói. Ou seja, ele é a personificação do ator que tem sua imagem atrelada a um personagem.
Sua fama acabou quando ele decidiu não viver Birdman pela quarta vez nos cinemas.
Agora ele quer provar que é um bom ator e recuperar seu sucesso ao dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de uma obra de Raymond Carver para a Broadway.
O projeto é ambicioso afinal Riggan está quase falido e precisa lidar com a escolha do elenco ideal, com sua filha Sam (Emma Stone) que saiu de um clínica de reabilitação e conviver com lembranças de seu passado que ainda estão muito próximas a ele.


O plano-sequência inicial mostra os corredores claustrofóbicos e nada glamourosos das coxias, onde os personagens se encontram e confrontam com a vida real e os problemas do dia a dia. Angustias, ambições e amores são alguns dos sentimentos envolvidos na história.
A primeira analogia do longa com personagens que usam capa é uma crítica aos atores que estrelam filmes de super-heróis. O mais interessante e cômico desta analogia é que o próprio Michael Keaton estrelou um filme do Batman e seu personagem em Birdman também conseguiu a fama vivendo um super-herói.
O filme é quase um grande plano-sequência que nos dá a sensação de continuidade e imersão total na história.


O foco central da narrativa é a jornada de quem busca o sucesso a qualquer custo e as consequências disso em sua vida por só se importar com a fama e o reconhecimento do seu talento. A história também critica os grande sucessos no cinema que abusam da fórmula pronta: catástrofes, explosões e heróis. E nos faz refletir sobre a relevância dos sucessos virais da atualidade.
Sobra crítica até para os críticos que muitas vezes baseiam sua opinião em idéias pré-concebidas sem ao menos assistirem a obra em questão.
Usando muito bem o conceito de história dentro da história, a peça encenada dentro do filme é o reflexo do personagem central que tem medo de ser esquecido por todos.


Michael Keaton dá um show de atuação e versatilidade em cena. Edward Norton e Emma Stone também estão ótimos.
A direção de Alejandro González Iñárritu é precisa e inteligente por utilizar o melhor de cada ator e conduzir a história de forma ágil e irônica sem deixar de expor elementos psicológicos dos personagens.
A trilha sonora inovadora e em perfeita sintonia com o longa é marcada essencialmente pelo som da bateria e foi composta pelo baterista de jazz Antonio Sanchez.


Ainda que o final seja muito surreal, Birdman surpreende pela brilhante atuação do elenco, por rir e criticar a si mesmo e a indústria do entretenimento.

Nota: 5/5.

Enjoy! See you soon!

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

11 comentários:

  1. Não estava muito interessada no filme, também achei que se tratasse de uma comedia e normalmente prefiro não ver comedia, mas pela resenha é muito mais que isso fiquei muito curiosa. parabéns
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee.

    Não conhecia esse filme e com sua publicação eu fiquei um pouco interessada. Estou mesmo tentando encontrar algo para ver e vou dar uma olhadinha em sua dica e talvez o veja

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Não conhecia esse filme, mas fiquei bastante curiosa para ver. Só dele já ter a Emma no elenco já fez com que eu quisesse assistir, mas depois de ver que ele é mesmo bom (confio na sua opinião), com certeza vou ver.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Evelyne! Esse é um filme que pretendo assistir em breve. Estou fazendo uma maratona pré-Oscar e parece ser forte candidato a melhor filme. Só tenho visto críticas boas a respeito! Gostei do fato do filme harmonizar elementos como trilha sonora, boas atuações, bom roteiro e fortes críticas. Além disso, bom saber do toque certo de humor! Excelente resenha, parabéns! Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Eve,
    Este é um dos filmes que quero muito assistir. Meu marido está com um problemão na coluna, então estou evitando cinema. Se falar que quero ver, ele vai querer ir tb, e vai piorar. Acho que vou ter que ver estes lançamentos qdo sairem em DVD.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua dica de filme, flor. Eu não dava nada para o Birdman, mas confesso que é por pura ignorância… Nada sabia sobre o herói e sua história. Pareceu-me realmente cheia de significados e boas lições de vida. Gosto de enredos assim, que têm uma crítica social envolvida.

    Vou assistir!
    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor... nossa nem sabia da existência desse filme e gostei muito do enredo proposto... parece ser um filme interessante e que pode prender quem o assiste... vou deixar essa dica anotada aqui.... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei louca para ver, parece ser divertido e ao mesmo tempo tem um drama básico que adoro. Gosto muito destas questões familiares também, que parecem ser uma das questões colocadas no filme. Beijos

    www.textododia.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Evelyne, primeiro quero dizer que eu adorei o seu blog, sendo bem sincera é um dos melhores blogs sobre filmes que eu já vi e suas resenhas, as críticas são bem consistentes, fantásticas. Parabéns!
    Então! Quando eu ouvi falar de Birdman eu juro que pensei que fosse ser um filme sobre super herói ;/ Mas um mix de comédia com drama é a combinação perfeita para um bom filme, estou louca para conferir.

    Beijos,

    Fernanda,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o filme e achei ele bem bacana.
    A sua resenha está bem legal e eu fiquei motivado em assistir esse filme.
    O elenco realmente parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Li algumas críticas desfavoráveis a esse filme,mas endo sua resenha vejo que posso esperar um filme inteligente e reflexivo,de um ator que precisa desesperadamente dar a volta por cima e com ótima atuação dos atores.

    Quero conferir.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Faça a alegria da blogueira que vos escreve: deixe um comentário sobre o post!!!